Criada através da Lei Complementar Nº 061, de 24 de julho de 2007, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, Fapespa, fomenta a pesquisa e fortalece o sistema regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, CT&I.
Através do lançamento de editais para a concessão de bolsas aos pesquisadores e estudantes do ensino superior, da pós-graduação, do ensino técnico e básico, a Fapespa se constitui em um marco histórico, que altera de forma significativa a produção de CT&I, conseqüentemente, a base produtiva do Estado do Pará.
A Fapespa segue as diretrizes do novo modelo de desenvolvimento para o Estado do Pará, segundo o qual a tecnologia e a pesquisa científica são colocadas ao serviço das necessidades sociais e das vocações econômicas do Estado.
Melhoria da qualidade vida - O progresso da ciência e da tecnologia, o desenvolvimento econômico e social, a inovação tecnológica do Estado, o uso sustentável dos recursos naturais, visando a qualidade de vida da população e a defesa do meio ambiente são os eixos da filosofia da Fapespa, pautados pela transparência, assim como pela busca da inclusão social.
Objetivo - O principal objetivo da Fapespa é apoiar e fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no Estado do Pará em todas as áreas do conhecimento, com vistas a promover o desenvolvimento econômico e social do Estado de forma que seja fortemente enraizado nas competências e potencialidades locais.
Missão - Produção de soluções que priorizem o uso sustentável dos recursos naturais visando à melhoria da qualidade de vida da população, a defesa do meio ambiente, o progresso da ciência e da tecnologia, o desenvolvimento e a inovação.