A Central Psíquica – CEPSI foi fundada em 28 de junho de 1991 pelos psiquiatras André de Oliveira Róiz, Helio Lauar de Barros, Márcio de Vasconcelos Pinheiro, Maria da Piedade Moreira Bruzzi, Vanda Cristina Pignataro Pereira, Zuleide Souza Carmo Abijaodi. Eles se uniram em torno de um sonho comum: a criação de uma instituição psiquiátrica capaz de oferecer à pessoas com transtorno mental em crise, um ambiente protegido, aberto e semi aberto, integrado a vida social e da cidade, capaz de atuar na estabilização da crise, melhora dos laços familiares e sociais, e desenvolvimento criativo de habilidades de lazer e ocupação.
A instituição primeiro se instalou na Rua Maranhão, no Bairro Funcionários, numa casa de arquitetura delicada e elegante e depois se transferiu para o endereço atual à Av. Francisco Deslandes, 620, Bairro Anchieta, buscando seu desenvolvimento institucional.
Inicialmente a instituição mantinha apenas um programa terapêutico geral que propunha tratar grupos heterogêneos em programas de acolhimento em tempo integral e parcial, indicados em função da gravidade e complexidade de cada caso, e segundo a capacidade da pessoa e de sua família se responsabilizar pelo grau de liberdade possível em cada situação clinica, com o crescimento institucional se manteve o principio geral e inovador, mas se organizou programas terapêuticos específicos para se obter maior eficiência nas indicações e propostas terapêuticas.
www.cepsi.com.br