A SAC, entidade civil sem fins lucrativos, foi criada em 1962 com o objetivo de apoiar a Cinemateca Brasileira no cumprimento de sua missão institucional. Desde o início, sua atuação foi abrangente, direcionada tanto para a difusão da cultura cinematográfica como para o auxílio financeiro à então Fundação, para que esta pudesse desenvolver seus trabalhos de preservação de filmes.
De sua criação até os dias de hoje, a entidade tem ampliado e aprofundado essa atuação, dando sustentação para um importante trabalho de formação de público cinematográfico, consolidando seu papel como parceira da Cinemateca Brasileira na promoção de eventos de caráter cultural, de retrospectivas de filmes nacionais e estrangeiros, mostras temáticas, palestras, edições de livros e de catálogos, e viabilizando a execução de projetos que têm possibilitado uma melhor estruturação da instituição.
Também é responsável pela captação de recursos, por meio da Lei Rouanet e de convênios com a Prefeitura de São Paulo e com a União, para a execução de obras de construção de espaços públicos (como a Sala Cinemateca/Petrobras em 1998, e a Sala Cinemateca/BNDES, finalizada em 2007), dos arquivos climatizados para a preservação de filmes em 2001, e dos espaços do Centro de Documentação e Pesquisa em 2002. Seu apoio tem sido fundamental também para a realização de projetos de grande envergadura na área museológica e arquivística, como o Censo Cinematográfico, patrocinado pela Petrobras e realizado entre os anos de 2001 e 2006;