O Instituto Odeon é uma associação privada de caráter cultural, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a cidadania e o desenvolvimento socioeducacional por meio da realização de projetos culturais.
O Instituto foi formado a partir de uma ampliação da Odeon Companhia Teatral, organização criada em 1998 por Carlos Gradim e Yara de Novaes. Qualificado como Organização Social (OS) em 2012, entidade se transforma em Instituto Odeon e reafirma as bases conceituais e artísticas presentes na Companhia Teatral reforçando sua atuação, que se expande para todas as áreas da arte e da cultura. O horizonte é alcançar o desenvolvimento social por meio do fomento das potencialidades culturais e das singularidades de cada realidade.
Ao longo de sua trajetória, o Instituto Odeon (Odeon Companhia Teatral) se destaca na atuação em programação, produção e realização de projetos e gestão de equipamentos culturais. Participando como proponente de seus projetos próprios e desenvolvendo diversos trabalhos com o setor público, sua experiência lhe rendeu bagagem para executar com primor as funções inerentes às três áreas que se complementam, sendo em alguns casos quase impossível separá-las.