Museu de arte contemporânea, Jardim Botânico, centro de educação, cultura, sustentabilidade... Talvez as palavras que cheguem perto de definir o Instituto Inhotim sejam: lugar único no mundo.
Aberto ao público em 2006 a partir de uma coleção particular do empresário Bernardo de Mello Paz, o Inhotim é uma entidade privada sem fins lucrativos, responsável por atrair os olhares de visitantes do mundo inteiro a Brumadinho, cidade localizada a 60 quilômetros de Belo Horizonte. Desde então, mais de três milhões de pessoas já visitaram o lugar, que é hoje um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil.
São 140 hectares de área de visitação que harmonizam um conjunto ímpar de obras de arte contemporânea – expostas a céu aberto e em galerias – com um acervo botânico de milhares de espécies de todos os continentes. Outros 250 hectares formam uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) que colabora de forma vitalícia para a conservação da biodiversidade local.
Além desses espaços de fruição, conhecimento e lazer, o Instituto desenvolve pesquisas na área ambiental, ações educativas e um significativo programa de inclusão e cidadania para a população de Brumadinho e região, firmando cada vez mais seu papel de agente propulsor do desenvolvimento humano.