O GOSP foi fundado, com este nome em 29/07/1921, por grande parte das Lojas maçônicas do Estado de São Paulo, mas a origem da Maçonaria Paulista remonta a 19/08/1831, quando foi fundada a Loja “INTELIGÊNCIA”, na cidade de Porto Feliz, subordinada um ano depois ao Grande Oriente do Brasil, e a Loja “AMIZADE” de 13 de maio de 1832, na Capital Paulista.
É a instituição Maçônica mais antiga presente no estado de São Paulo sendo federado ao Grande Oriente do Brasil, Potência mais antiga do Brasil e reconhecia pela Grande Loja Unida da Inglaterra.
Ao longo de seus 90 anos ininterruptos de funcionamento, o GOSP como é conhecido, teve presença marcante na história, com suas lojas maçônicas jurisdicionadas, participando de diversos momentos históricos marcantes, como a revolução constitucionalista de 1932, no qual, membros de Lojas maçônicas lutaram para defender os ideais democráticos e constitucionais.
Inúmeras foram as ações, nestes 90 anos, empreendidas, fomentadas ou, onde a participação de Maçons do GOSP foi decisiva, mas quem sabe a menos aludida pela história, tenha sido a participação de inúmeros Maçons na construção progressista da Sociedade Paulista.
Atualmente, o GOSP, conta com mais de 746 lojas em todo o Estado, mais de 140 diferentes tecnologias sociais e com mais de 21 mil obreiros, trabalhadores da transformação para o Bem Social.
Ressaltamos finalmente, o caráter gestor e moderno do GOSP que entre tantas ações, destaca-se por sua preocupação constante com trabalho social, democrático e de direito da sociedade Paulista.
Na vanguarda da Maçonaria Brasileira, o GOSP tem se destacado com projetos e programas especiais como a Ação Política na Maçonaria, a criação dos Institutos profissionais e o Instituto Acácia de Responsabilidade Social, que apóia as mais diversas obras sociais das Lojas e que enaltecem o protagonismo de seus obreiros nas mais relevantes questões políticas e sociais do Estado e do Brasil.