Pioneira na América Latina e 162º no mundo, a Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro é uma instituição sem fins lucrativos inaugurada em 24 de outubro de 1994. É integrante do Programa Casas Ronald McDonald, coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, que tem como objetivo estabelecer os padrões internacionais de instalação e operação, que garantam um bom atendimento às crianças e adolescentes em tratamento de câncer nos hospitais do Rio de Janeiro.
Foi construída para ser uma “Casa longe de casa”, oferecendo gratuitamente aos hóspedes vindos de outras cidades, estados e países latinos alimentação, transporte para os hospitais e atividades recreativas. Para cumprir sua missão: “Dar atenção integral às crianças e adolescentes portadores de câncer e às suas famílias”, a Casa Ronald McDonald oferece de forma complementar, cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar e apoio psicológico através de diversas terapias.
Para vencer todas as barreiras da doença, a Instituição incluiu em sua área de atuação o Programa de Distribuição de Bolsas de Alimentos, beneficiando mensalmente, cerca de 500 famílias de crianças e adolescentes que se encontram em tratamento ambulatorial nos hospitais conveniados, além de famílias no interior do Estado do RJ.
A manutenção da Casa é garantida através de doações, realização e participação em eventos beneficentes, bem como associação de membros contribuintes. Além de contar com um Bazar permanente para comercializar produtos doados, novos e usados, outra grande fonte de captação de recursos é o evento anual McDia Feliz, onde a verba arrecadada é aplicada em novas instalações e implementação de projetos. Grande parte das atividades oferecidas, incluindo serviços operacionais é realizada por voluntários, em um gesto de compromisso e solidariedade com a causa. Os processos de seleção, capacitação e atualização são cuidadosamente elaborados, para que os hóspedes sejam atendidos naquilo que possuem de mais precioso: a plenitude da vida.