Como Nascemos
A ACA nasceu da iniciativa de um estudante universitário que se deparou com um problema social: a solidão e exclusão que afeta as pessoas em situação de sem-abrigo. Em janeiro de 2006 inicia-se informalmente o projeto “Um Sem-Abrigo Um Amigo” que combate a solidão e exclusão humana de pessoas em situação de sem-abrigo. Apenas com um chá na mão, que serve como “facilitador de conversa”, foram dados os primeiros passos e hoje, este continua a ser um projeto único e inovador nas ruas da cidade.
Um ano depois (2007) fundou-se a ACA com uma Missão mais abrangente, tocando outras pessoas, grupos e situações, mas sempre com a “conversa” e “a pessoa” no centro da sua identidade e iniciativas. Atualmente, com vários projetos, um departamento de formação, várias parcerias e reconhecimentos, a ACA tornou-se uma presença incontornável e uma referência nos temas do voluntariado, solidariedade, inovação e empreendedorismo social.
Missão
“Porque quando conversamos somos mais humanos.”
Este é o lema da ACA que tem como Missão “dar vida a projetos que surjam da conversa”. Conversa com quem? Pessoas em situação de solidão e exclusão. A conversa é um traço de humanidade, solidariedade e cooperação. Através da conversa podemos melhor compreender o que as pessoas precisam e desejam, tratando-as com paridade e igualdade. Assim, o nosso primeiro instrumento de ajuda é a conversa e daí resultam as ideias e os projetos da ACA.
A ACA tem ainda na sua Missão a promoção de formação e do empreendedorismo social, como ferramentas importantes da sua identidade e atuação.
Visão
Queremos um mundo mais solidário, inclusivo e socialmente inovador.
Valores
– Humanização
– Autonomia
– Cooperação
– Mudança
– Inovação
A ACA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social apolítica, laica, e sem fins lucrativos, nascida a 11 de Maio de 2007.