Seis décadas de postura vanguardista comprometida com o jornalismo econômico; essa é a síntese da contribuição da Editora Banas para a história da mídia escrita do País.
Sua concepção remonta ao ideal do jornalista alemão especializado em Economia, Gehard Otto Banaskiwitz. No início da década de 1940, impelido pela guerra a abandonar a Europa, o articulista do jornal francês Le Monde, encontrou, no Brasil, a oportunidade de fazer um jornalismo pioneiro. Surgia, nesse momento, o jornalismo econômico dinâmico como o conhecemos hoje. No início da década de 1950, depois de trabalhar no Estado de São Paulo e no Diário de São Paulo sob a firma de Geraldo Banas, o especialista decide fundar sua própria casa editora. Nascia, então, a Editora Banas e o Boletim Econômico Banas, a primeira revista em formato de boletim direcionada a informações econômicas, que mais tarde se chamaria Revista Banas. Uma forma de difusão de informação tão inédita, que rendeu um enorme sucesso de crítica e público.
Frutos de pesquisas setoriais de mercado, os chamados Anuários Setoriais, surgem títulos que se consagraram por mais de duas décadas, como: Brasil Industrial, Brasil Financeiro, Imagem do Brasil e América Latina, Anuário de Química e Petroquímica e Anuário Metalmecânico.
Acompanhando as tendências mundiais, a Editora Banas lançou, na década de 70, a revista tablóide P&S Produtos e Serviços, uma das primeiras do país neste segmento.
No final da década de 80, lança a revista Controle da Qualidade, mais tarde Banas Qualidade, seguida pelas revistas Pack e Metrologia e Instrumentação.
Hoje, a casa conta com duas publicações principais: P&S, que atende a indústria em geral, e Pack, que cobre toda a cadeia produtiva de embalagens. Seu mais recente empreendimento é o primeiro portal WEB 2.0 de produtos e serviços industriais do Brasil, o Radar Industrial.
A Editora Banas mantém seu compromisso com a inovação e a excelência na informação e oferta de soluções em negócios B2B.