Em 26 de junho de 1946, o Decreto-Lei 9.403 cria o Serviço Social da Indústria (SESI). Está lançada a semente de um dos projetos sociais mais significativos já criados pelo setor privado.
Como primeiro passo, a indústria oferece a seus funcionários meios para superar a crise de abastecimento de alimentos provocada pela Segunda Guerra e inicia cursos de formação e aperfeiçoamento. Seguem os ambulatórios médicos, as atividades esportivas, a preocupação com a nutrição, as programações culturais. E um grande projeto de educação, implantado como eixo de todas as atividades.
O Sesi exerce papel fundamental no desenvolvimento social brasileiro, colaborando efetivamente com a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria, seus familiares e comunidade em geral por meio de seus serviços nos campos da educação, saúde, lazer e esporte, cultura, alimentação e outros.
É, também, parceiro das empresas, fornecendo apoio ativo na implantação e desenvolvimento de projetos de benefícios sociais para funcionários.
Instituição pioneira no conceito de Responsabilidade Social, o SESI segue formando cidadãos e sabendo conciliar tradição e modernidade.