Em 31 de março de 1912, os moradores da então Vila de Henrique Galvão elegeram os seus sete primeiros vereadores.
Nos dias 24, 25 e 26 de maio de 1912 aconteceram as primeiras reuniões preparatórias da Câmara Municipal da Vila de Henrique Galvão. Depois de conferidos por comissões os diplomas dos eleitos foi marcada para o dia 1º de Junho de 1912, sábado, a posse da Câmara e a consequente instalação do Município.
O DIA 1 DE JUNHO DE 1912
Às 13 horas da tarde, do dia 1º de Junho de 1912, na sala provisória da Câmara Municipal (casa de José Rodrigues Viegas), os vereadores eleitos Adolpho Machado, Antônio Olympio de Moraes, José Rodrigues Viegas, José Nogueira Guimarães e Manoel Antônio de Almeida, sob a presidência de João Severino de Azevedo, foram empossados como os primeiros vereadores da Vila Henrique Galvão após deferirem o seguinte juramento: "juro trabalhar com dedicação e patriotismo pelo bem e prosperidade do Município".
A CÂMARA
A Câmara Municipal é uma instituição muita antiga que herdamos dos colonizadores portugueses e que sempre existiu no Brasil, desde que a primeira foi instalada em São Vicente, SP, em 1532.
Somente em raríssimos períodos de regime de exceção deixaram de funcionar, sendo o mais longo o do Estado Novo, de 1937 a 1945.
A Câmara Municipal é o órgão de representação política do Município com funções relevantes, consagradas pela Constituição Federal e definidas na Lei Orgânica, que se desdobram em:
Funções legislativas,
Meramente deliberativas,
Fiscalizadoras,
Julgadoras e políticas parlamentares.
Reuniões Ordinárias começam às 14:00h e acontecem todas as terças e quinta-feiras.
Email: imprensa@divinopolis.mg.leg.br