Fundado em 1873 no Japão, o Grupo Oji Paper conta com aproximadamente 20 mil colaboradores e atua em 4 continentes com mais de 300 subsidiarias e unidades fabris, as quais produzem inúmeros tipos de papéis e produtos relacionados, como: papel de imprimir e escrever, papel para jornal, papéis para embalagem, celulose, papéis especiais, destacando-se como líder mundial no setor.
O Grupo Oji Paper tem como princípio o manejo florestal sustentável e a reciclagem dos papéis como formas de proteger e preservar a natureza.
O grupo japonês assumiu em setembro de 2011 o controle da fábrica de papéis especiais, iniciando suas operações no setor de papel no Brasil.
Contudo, a planta de Piracicaba iniciou suas operações em 1953, produzindo papel a partir da celulose de bagaço de cana-de-açúcar.
Em sua trajetória a fábrica de papéis colecionou alguns destaques, onde conquistou a posição de líder nacional e latino-americana do setor de papéis especiais (térmicos e autocopiativos) e pioneira na fabricação de Couché on machine.