Fundado em 1997, o Instituto Inclusartiz é uma organização cultural sem fins lucrativos com sede no Rio de Janeiro. Tem como missão promover iniciativas e alianças entre os setores público e privado, fomentando o diálogo e a integração social por meio da cultura, da educação e do desenvolvimento sustentável.
À frente de um dos mais prestigiados e completos programas de residências artísticas do país, o Inclusartiz já hospedou diversos nomes do segmento, incluindo profissionais renomados, como Yuko Hasegawa (Japão), Hans Ulrich Obrist (Suíça), Amanda Abi Khalil (Líbano), Gerda Steiner & Jorg Lenzlinger (Suíça) e Valeska Soares (Brasil), além de talentos promissores, como Maxwell Alexandre (Brasil), Manauara Clandestina (Brasil), Vivian Caccuri (Brasil) e Xadalu Tupã Jekupé (Brasil).
Em 2021, o instituto iniciou uma nova fase com a inauguração do centro cultural na Praça da Harmonia, no bairro da Gamboa, zona portuária do Rio. O polo cultural e criativo abriga um conjunto de iniciativas nas áreas da arte, educação e sustentabilidade, com uma programação orientada a partir de núcleos diversos: residências artísticas; educativo; comunitário; expositivo; pesquisa e publicações; sustentabilidade e engajamento social.