A Ordem dos Engenheiros - Região Sul (OERS) é uma das cinco regiões da Ordem dos Engenheiros (OE), associação pública profissional, sem fins lucrativos, representativa daqueles que exercem a profissão de engenheiro.
A atividade da Região Sul tem por objetivo contribuir para a missão da OE, que passa por promover o progresso da engenharia, estimular os esforços dos seus Membros nos domínios científico, profissional e social e defender o cumprimento das regras de ética profissional.
A OERS conta com cerca de 30 mil membros, mais de metade do total nacional, e engloba o território dos distritos de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal. Tem sede na capital portuguesa e dispõe de quatro delegações distritais: Évora, Faro, Portalegre e Santarém.
A estrutura da OERS compreende, entre outros, o Conselho Diretivo, o qual é constituído pelo Presidente, o Vice-Presidente, o Tesoureiro, o Secretário e três Vogais.
Entre outros benefícios, os Membros usufruem de condições vantajosas para participação nas atividades técnico-profissionais, ações de formação, conferências, seminários, eventos culturais e outras iniciativas da OERS, organizadas pela Área de Formação, Comunicação e Cultura.
A OERS disponibiliza ainda aos seus Membros serviços tais como Secretaria, Quotização, Tesouraria, Biblioteca e Jurídico, bem como o Restaurante Panorâmico e o Auditório, no edifício da avenida António Augusto de Aguiar.