Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado.
A CBL avança, ano a ano, para defender os interesses de autores, leitores e editores. Sua história remete ao fervor cultural da São Paulo dos anos 1940, quando um grupo de editores e livreiros começou a se reunir para discutir os problemas do setor – e buscar formas de atuação conjunta e organizada. Desses encontros, surgiu a proposta da criação de uma entidade de classe que assumisse a tarefa de divulgar e promover o livro no país.
Sua missão é atender aos objetivos de seus associados, ampliar o mercado editorial brasileiro por meio da democratização do acesso ao livro e da promoção de ações para difundir e estimular a leitura. E, para tudo isso, somos firmes na defesa dos valores fundamentais do nosso setor e das sociedades democráticas: a liberdade de pensamento e de ideias e a valorização da nossa cultura.
O trabalho da Câmara Brasileira do Livro gira em torno de três eixos estratégicos: ação política, desenvolvimento do negócio e apoio aos associados.
A entidade organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais do mercado, como Bolonha, Frankfurt, Guadalajara e Sharjah, além das rodadas de negócios.
No âmbito da interlocução em prol do livro, contabilizamos mais de 500 projetos de lei no Congresso Nacional monitorados pela instituição.