Um Acordo Estratégico firmado entre Brasil e França no final do ano de 2008 originou o Programa de Desenvolvimento de Submarinos – PROSUB
O PROSUB é de coordenação da Marinha do Brasil e tem como principal objetivo capacitar o Brasil a produzir e operar submarinos convencionais e movidos a propulsão nuclear, visando o fortalecimento do sistema de defesa e o controle da área costeira, e do mar territorial do país. Este projeto abrange a construção de um Estaleiro, uma Base Naval, uma Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), quatro submarinos convencionais e um com propulsão nuclear.
Para a construção dos submarinos brasileiros, foi constituída uma nova empresa, a Itaguaí Construções Navais – ICN, uma parceria entre a francesa Direction des Constructions Navales et Services – DCNS (detentora da tecnologia) e a Construtora Norberto Odebrecht – CNO, que está sendo instalado no município de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
A ICN estabelece-se como uma empresa com forte foco em Recursos Humanos, investindo no desenvolvimento de pessoas, valorizando a diversidade cultural e com responsabilidade socioambiental.