Inaugurada em 1967 por Emidio Teles como Livraria Lê, tendo seu nome alterado em 1975 para Leitura, a rede foi uma das primeiras do Brasil no conceito megastore, que consiste em lojas acima de 1.000 m2 e variado mix de produtos de cultura e entretenimento. Líder de mercado no ramo de livrarias em Minas Gerais e no Centro-Oeste, a Leitura adotou uma política de expansão que a colocou entre as maiores redes do Brasil.
A Leitura conta com 36 lojas distribuídas em dez estados brasileiros, sendo onze unidades em Belo Horizonte (MG), duas em Contagem (MG), uma em Betim (MG), Governador Valadares (MG), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Uberlândia (MG), João Pessoa (PB), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Campinas (SP), Jundiaí (SP) , Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Vitória (ES), duas em Salvador (BA), seis em Brasília (DF), duas em Taguatinga (DF) e a loja virtual Leitura.com, além da Leitura Distribuidora de Livros, o atacado de papelaria PLM e a Editora Leitura. Para 2013 estão previstas novas lojas em Minas Gerais, Nordeste, Rio de Janeiro e interior de São Paulo.
Hoje nossas lojas são centros de cultura e entretenimento para toda a família. As megastores oferecem uma enorme variedade, chegando a 100 mil itens entre livros, CDs, DVDs, games, informática, papelaria e presentes. Conta com espaços de puro entretenimento como cybercafés e ambientes para leitura, lançamentos e eventos culturais, se tornando ponto de encontro para um público altamente qualificado.