A ESPM Social nasceu como resultado de um processo que, no final dos anos 1990, traz para a ESPM uma reflexão sobre o terceiro setor, ética, e responsabilidade social. Gerida por alunos sob a supervisão de professores, sua consolidação se deu a partir de 2001 com a realização das primeiras atividades de mobilização do corpo discente em torno de causas sociais (como geração de renda em comunidades carentes) e assessoria às organizações do terceiro setor.
Desde seu início, a ESPM Social já criou diversos projetos de desenvolvimento social para comunidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com experiências bem sucedidas como o projeto Arimaman, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, realizado em Cananéia e em Vale do Ribeira (SP), que então conquistou o VIII Prêmio Banco Real/Universidade Solidária.
Hoje em dia, o carro chefe da instituição são as Consultorias de Marketing e Comunicação que são realizadas gratuitamente para ONGs e OSCIPs, buscando auxiliá-las em seu desenvolvimento progressivo.
A entidade também organiza inúmeros eventos para difundir a noção de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental dentro da própria ESPM, que incluem doações de sangue, palestras pontuais, arrecadações de renda, entre outros.
Em poucas palavras, a ESPM Social é uma entidade formada por alunos que trabalham em prol de uma sociedade baseada na sustentabilidade e responsabilidade social.