Centro de excelência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidades, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) segue uma trajetória inegável de avanços, comprovada pelos números no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Anualmente, o Into realiza cerca de 6 mil cirurgias e a estimativa é superar essa marca, já que a expansão da capacidade cirúrgica não para e a demanda só aumenta. Em breve será inaugurado a nova sede. Um importante passo para a consolidação de seu posto de excelência na área de ortopedia. As obras, que vão aumentar em até três vezes a capacidade de produção cirúrgica do Instituto, foram iniciadas em junho de 2008. As instalações serão ampliadas de 14.000m² para aproximadamente 70.000m².
Em março de 2006, a instituição recebeu a certificação máxima de qualidade para hospitais e clínicas médicas no mundo, concedida pela certificadora internacional Joint Commission International, sendo renovada em 2009 por mais três anos. Essa conquista é resultado de diversas ações, como as semanas de imersão em cirurgias e o Projeto Suporte.
Outros dois grandes marcos na história de pioneirismo do Into, em 2008, foram as inaugurações dos laboratórios de Pesquisa Neuromuscular e de Fisiologia do Esforço, que impulsionaram o desenvolvimento das pesquisas em Fisiologia do Exercício, Medicina Esportiva e formação de profissionais.