A história da Campo Real vem sendo construída há 20 anos, desde a implantação da Faculdade de Direito, em outubro de 2000. Ao longo desses anos, a qualidade dos serviços educacionais prestados, com os primeiros cursos, passando pela inclusão de novas graduações, permitiu a formação de milhares de profissionais de diversas áreas de atuação, que hoje ocupam lugares de destaque no mercado de trabalho.
Visando sempre o melhor do ensino superior e o compromisso sério com a sociedade, a Campo Real se destaca como referência no ensino superior, impactando diretamente no desenvolvimento de Guarapuava e região.
A instituição nasceu de um desejo de cidadãos em contribuírem para que o município se tornasse um Centro Universitário, que propiciasse aos estudantes de Guarapuava, de regiões vizinhas e de outras localidades brasileiras, uma formação educacional capaz de responder às exigências do mercado, visando, acima de tudo, o benefício da sociedade. Identificou-se na região a necessidade de ampliação das opções de ensino, que até então contava apenas com uma universidade estadual.
Naquele momento, os estudantes dirigiam-se até a capital do estado, cerca de 260 km distante, a fim de buscarem formação em cursos de graduação específicos, ficando dessa forma, restrito o acesso à maioria da população, pelo acréscimo de custos à formação superior.
Campo Real foi o nome dado aos campos de Guarapuava, quando por ordem de D. João VI, aqui chegaram os primeiros colonizadores. Este imperador foi o responsável pela criação da primeira escola de nível superior no país, assim, o nome é uma forma de recuperação da História de Guarapuava e da História do Ensino Superior no Brasil.
O símbolo escolhido, com a intenção de recuperar as características da região e do próprio nome da cidade é o Lobo Guará. A estrela solitária, como referência aos valores elevados nos remete à excelência em educação e ao espírito empreendedor e por isso faz parte da simbologia da Campo Real.