O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) homenageia em seu nome o médico e ex-prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro. Demanda histórica da população do Barreiro, foi inaugurado em 12 de dezembro de 2015 com 47 leitos.
Com 46.857m² de área construída, projeto arquitetônico moderno, instalações amplas e uma moderna e completa estrutura para exames de alta complexidade, o Hospital ampliou o acesso a serviços hospitalares em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
O hospital é resultado de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) ONM Health, iniciativa regida pela Lei 11.079 de 30 de dezembro de 2004, que institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública.
Programado para ampliar as atividades em etapas, a primeira expansão de leitos e serviços ocorreu em setembro de 2016 quando o Hospital atingiu 90 leitos em funcionamento.
Em dezembro de 2017, o Hospital atingiu 100% da sua capacidade de atendimento. A primeira fase de ampliação ocorreu em agosto, alcançando 190 leitos e, no aniversário de 120 anos de Belo Horizonte, foi entregue à população em sua capacidade plena de funcionamento: com 460 leitos.
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro é um hospital geral de retaguarda para urgência e emergência em especialidades clínicas, cirúrgicas e AVC. É referência para o trauma de média complexidade, para o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e para atendimento de alta complexidade na Rede SUS-BH e do Estado nas seguintes especialidades: clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.
Os leitos do HMDCC são regulados pela Central de Internação de Belo Horizonte.