A Público, Comunicação Social S. A., que publica o jornal PÚBLICO, pertence ao grupo empresarial português Sonae e foi fundado em 1989. O seu primeiro director foi Vicente Jorge Silva.
O primeiro número do Público saiu para as bancas em 5 de Março de 1990, com um Estatuto Editorial. Este ainda se encontra em vigor.
A empresa Público, Comunicação Social S. A. foi constituída no dia 31 de Outubro de 1989, quatro meses antes de o jornal sair para as bancas.
O jornal PÚBLICO integrou-se em 1991 na World Media Network que consiste em uma associação de diversos jornais de referência no mundo que incluía, por exemplo, o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, o espanhol El País, o francês Libération e o italiano La Stampa), com a qual publicou vários suplementos especiais.
Teve, durante algum tempo, participações no seu capital social de empresas de comunicação estrangeiras, nomeadamente as detentoras dos diários El País e La Repubblica (Itália). Hoje, o Público integra a sub-holding da Sonae para as áreas da comunicação, a Sonaecom.
Em 11 de Maio de 1995, o Público registou o seu sítio na internet e no dia 22 de Setembro desse ano, foi criado o PÚBLICO Online (actualmente designado Público.pt), e também uma outra empresa, a Público.pt Serviços Digitais Multimédia, SA. Em 6 de Setembro de 1999 começou a integrar também um serviço autónomo de notícias, actualizadas várias vezes por dia.