Construir um hospital na Região Metropolitana de Curitiba, com foco no social, no paciente mais carente, sempre foi prioridade para a família Caron. Até que esse sonho se materializou em 1983. Em terreno doado generosamente pela Sra. Lúcia Strapasson, amiga da família, moradora em Quatro Barras, o Hospital começou a funcionar com 50 leitos e um grupo reduzido de médicos e colaboradores. A figura do Dr. Darvil Caron no apoio financeiro e, especialmente como pai, foi fundamental em todas as etapas deste projeto.
Já credenciado pelo sistema público de saúde, graças a laços de amizade mantidos pelo Sr. Darvil Caron com o então ministro Alceni Guerra, o Angelina Caron deixou de ser conhecido apenas pelas vítimas atendidas em pronto-socorro. Iniciava uma segunda fase, incorporando praticamente todas as especialidades da Medicina. Contava, à época, com uma UTI Geral e outra Cardíaca – ambas muito bem equipadas.
Em pouco tempo, somando experiência clínica e cirúrgica e renomados especialistas, foi mais adiante. Passou a agregar, gradativamente, procedimentos de elevada complexidade. Destaques, no início dos anos 2000, para os transplantes renais, hepáticos, pancreáticos e reno-pancreáticos.
Um avançado centro oncológico e de transplantes de medula óssea, resultado de R$ 30 milhões em recursos próprios, entregues à comunidade em 2015, só ratificou a preocupação do Angelina Caron em não parar.
Atualmente, o Hospital Angelina Caron recebe mais de 370 mil pacientes ao ano, de todas as partes do país. Destes, 95% pertencem ao sistema público de saúde. A todos, o HAC oferece tecnologia de ponta, praticando uma medicina terciária e com resolutividade. Alia o conhecimento dos seus profissionais com o profundo respeito e carinho pelo paciente.
Responsável técnico do HAC: Dr. Matheus Martim Macri -CRM/PR 20.197