Em 1960, nasce uma empresa de mineração no Ceará, cujos fundadores, Luciano Héber Quinderé e seus irmãos, a denominaram de Quinderé Mineração e Indústria S.A. Com o propósito de explorar as diversas fontes de recursos minerais no estado do Ceará. Em 1973, sob a presidência de D. Maria de Lourdes da Silveira Quinderé, passa a denominação de Carbomil S.A. Mineração e Indústria.
O grupo Carbomil é leal à sua missão de fornecer matéria-prima de alta qualidade aos seus clientes, buscando sempre desenvolver tecnologia de ponta, modernizando e criando novos produtos, frutos de pesquisa e desenvolvimento de seus laboratórios. A pesquisa mineral, através de seu departamento de geologia, conta com equipe de profissionais capacitada, responsável por grandes descobertas de vários minerais e ampliação de reservas de calcários, calcítico e dolomítico, magnesita, talco, barita, quartzo e, entre os metálicos, hematita e manganês.
Todas as reservas já foram dimensionadas e legalizadas juntos ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). Vale ressaltar que todos os investimentos foram realizados de recursos próprios oriundos de reinversão de lucros ao longo dos últimos anos.
Em 1987, a Carbomil criou uma nova empresa de eletro-aço, chamada Libra Ligas do Brasil, na qual foi criada para produzir Ferrosilicon 75%, formada pela mistura de 2 minerais, quartzo e hematita (minério de ferro) em um forno a arco submerso. Atualmente, a Libra também produz ferro ligas e inoculantes e está constantemente expandindo seus mercados, tanto nacional como internacionalmente, no segmento de matérias-primas para indústrias, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento regional.