O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, é uma Organização Social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) (Decreto nº 2.405/97 e Lei 9637/98) para gerir quatro Laboratórios Nacionais: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e Nanotecnologia (LNNano).
O LNLS opera a única fonte Síncrotron da América Latina e um conjunto de instrumentações científicas para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o LNBio desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o CTBE investiga novas tecnologias em bioenergia, com ênfase na produção do etanol de primeira e segunda geração; e o LNNano realiza investigações com materiais avançados e é sede do Centro Binacional Brasil-China de Nanotecnologia.
Os quatro laboratórios têm suas instalações abertas às comunidades acadêmica e empresarial, do Brasil e do exterior. Em 2012, mais de 1.800 pesquisadores utilizaram suas instalações para realizar cerca de 900 propostas de pesquisas que resultaram na publicação de 228 artigos em periódicos científicos indexados. Contam também com equipes qualificadas de pesquisadores para desenvolver projetos próprios, em suas respectivas áreas de atuação; são parceiros de empresas em iniciativas inovadoras, e promovem, ainda, atividades de treinamento e capacitação de recursos humanos.