O Instituto Avon é uma organização não governamental, braço de investimento social da Avon, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para o enfrentamento do câncer de mama e das violências contra meninas e mulheres no Brasil. Desde 2003, o Instituto coordena as ações de investimento social da Avon no país e gera ações que fortalecem a saúde e o empoderamento da mulher. Há 19 anos o Instituto Avon existe para salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o combate ao câncer de mama e o enfrentamento das violências contra as mulheres.
Câncer de mama
Desde a fundação, o Instituto desenvolve iniciativas que contribuem com a detecção precoce do câncer de mama. No total, foram investidos R$ 70 milhões para o desenvolvimento de 150 projetos e doação de 41 mamógrafos e 26 aparelhos de ultrassom. Por meio destas doações, mais de 2.2 milhões de mamografias e 456 mil ultrassonografias de mama foram realizadas e 37 mil diagnósticos positivos feitos.
Violências contra meninas e mulheres
No enfrentamento das violências contra as mulheres, o Instituto Avon atua há 10 anos e já destinou R$ 30 milhões para 153 projetos voltados ao fortalecimento e integração da rede de proteção à mulher em situação de violência. Além disso, em 2017, também contribuiu com a formação de 600 agentes públicos e a criação e aprimoramento de 22 políticas públicas voltadas para o enfrentamento das violências.
Como diferencial, o Instituto usa sua capacidade de articulação com diferentes stakeholders, como empresas públicas e privadas, funcionários, ONGs, movimentos sociais, organismos internacionais e órgãos públicos para concretizar seus projetos. Além disso, conta ainda com a força de vendas Avon, composta por 1,5 milhão de Representantes, que disseminam conhecimento sobre as causas e atuam como rastreadoras de necessidades específicas em suas respectivas comunidades.