A "Associação Brasileira de Internet das Coisas - ABINC", é uma organização sem fins lucrativos, cujos objetivos principais são incentivar a troca de informações técnicas e gerenciais, fomentar a atividade comercial, promover a atividade de pesquisa e desenvolvimento e representar os diversos agentes presentes no mercado de Internet das Coisas (IoT / M2M), junto às autoridades governamentais encarregadas das telecomunicações brasileiras.
Fundada em dezembro de 2015, partiu de uma iniciativa de seu presidente e os diretores de marketing, jurídico e de relações públicas. Havia então a necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que permitisse atuar em todas as frentes do setor do que hoje se conhece, de maneira mais generalista, como: "Internet das Coisas".
Esta é, na verdade, uma área que ainda se encontra em estado de formação - onde cada setor e nicho de mercado ainda precisa definir quais são as tecnologias mais aplicáveis, e era ainda muito mais incipiente no momento de criação desta organização. Com um objeto social “sem fins lucrativos”, a ABINC espera conseguir livre acesso pelas instituições acadêmicas e de pesquisa técnica que lideram os avanços dos diversos protocolos, modelos técnicos, etc.
Como também esperamos manter relações com empresas que estão liderando avanços nas diversas “componentes da rede” relacionadas com soluções em campo na área do IoT: sensores, redes, gateways, atuadores, servidores, meios de transmissão, etc. Desde o início consideramos que formar uma Associação que representasse o mercado perante a Anatel, o Ministério das Comunicações, as autoridades constituídas do país e outros órgãos governamentais e de fomento de pesquisa com legitimidade, seria a melhor maneira de realizar estes objetivos, promovendo a integração entre estes agentes, com troca de informações técnicas e gerenciais, fomente o mercado e sua evolução sustentável.