A TNE conectará o Estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da Linha de Transmissão com aproximadamente 721 km de extensão, operando em 500 kV, circuito duplo, desde a Subestação Boa Vista, na capital, até a Subestação Eng. Lechuga, no estado do Amazonas. Além destas duas subestações será implantada também uma subestação seccionadora (SE Equador) no município de Rorainópolis - RR.
A TNE foi constituída por meio do consórcio composto pelos acionistas Alupar (51%) e Eletronorte (49%), que sagrou-se vencedor no leilão 004/2011 realizado pela ANEEL.
A TNE tem como objetivo principal a redução da geração térmica no estado de Roraima, a possibilidade de escoamento de 700 MW provenientes de usinas hidrelétricas inventariadas no estado de Roraima para o restante do SIN e da comercialização de energia elétrica com a Venezuela.
Durante a fase de implantação (construção) do empreendimento espera-se a criação de cerca de 3.000 empregos diretos, distribuídos entre canteiros de obra e escritórios, além de muitos outros indiretos decorrentes da cadeia produtiva necessária para fornecer os insumos a serem utilizados.