A mina de Neves-Corvo está concessionada à SOMINCOR – Sociedade Mineira de Neves-Corvo S.A., que desde novembro de 2006 é subsidiária da Lundin Mining.
A SOMINCOR – Sociedade Mineira de Neves-Corvo S.A., foi constituída em 24 de julho de 1980 após ter sido descoberto, em 1977, um depósito de sulfuretos contendo quantidades significativas de metais básicos, predominantemente cobre, estanho e zinco. Neves-Corvo é uma mina subterrânea onde existem cinco jazigos de sulfuretos maciços: Neves, Corvo, Graça, Zambujal e Lombador.
Em 1988 dá-se o início da exploração como resultado de uma joint venture entre o Estado Português e a multinacional Rio Tinto.
Em 1989 inicia-se a produção de cobre e em 1990 a produção de estanho. Em junho de 2004, a SOMINCOR foi adquirida pela Eurozinc Mining Corporation. Em 2006, após a transformação da lavaria de estanho numa lavaria de zinco, inicia-se a produção de zinco.Em novembro de 2006, após a fusão entre a Eurozinc e a Lundin Mining, a SOMINCOR passa a integrar o Grupo Lundin Mining.
Desde então a gestão tem-se centrado na melhoria do desempenho operacional da mina e na exploração de novos recursos e reservas nas zonas adjacentes.
Atualmente, a Empresa produz concentrado de cobre, zinco e chumbo.
O minério é processado no local e os rejeitados são depositados na Instalação de Resíduos do Cerro do Lobo a cerca de 3 km das lavarias. Os concentrados são expedidos para os clientes por via ferroviária (cobre e zinco) e rodoviária (chumbo).
A SOMINCOR é proprietária de uma instalação no Porto de Setúbal situada a cerca de 150 km a norte da mina e a 50 km a sul de Lisboa. A SOMINCOR expede os seus concentrados a partir dessas instalações desde o início das operações, em 1988.
A mina está localizada no Baixo Alentejo, na margem sul da Faixa Piritosa Ibérica, a cerca de 220 km a sudeste de Lisboa e a cerca de 15 km de Castro Verde.