A Fundação Algarvia de Desenvolvimento Social (FADS) começou a dar os primeiros passos em finais de 1992, ainda sem qualquer designação e sem grandes projetos, apenas com uma preocupação de resposta social num concelho tão deficitário em apoio à infância como era Faro.
Fruto da preocupação das cooperativas CHASFA e COOBITAL, rapidamente o sonho passou a realidade e em Novembro de 1993 surgiam as primeiras instalações.
Um Centro de Actividades de Tempos Livres que recebeu a designação “Os Vivaços”, ao qual se juntariam alguns anos mais tarde uma Creche e um Jardim de Infância provenientes de cada uma das cooperativas fundadoras.
Nasceu assim oficialmente em 1996 a FADS, instituição vocacionada para a assistência social e educativa de crianças e idosos, bem como para a promoção do desenvolvimento cultural e social, reconhecida pela Portaria nº 296/96, de 28 de Dezembro, publicada no Diário da República, 2ª série, nº 300 de 28 de Dezembro de 1996.
Como Instituição Particular de Solidariedade Social, foi reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, e foi registada em 12 de Fevereiro de 2001 como Fundação de Solidariedade Social, tendo sido publicado no Diário da República III Série, nº 106 de 8 de Maio de 2001.
Respostas Sociais Atuais
Educação
Atualmente efetuamos a gestão de 6 equipamentos sociais, repartidos por Faro e Olhão, dando resposta às necessidades de 492 famílias.
Saúde
A exploração da UCCI Milreu, em Estoi, iniciou-se no dia 7 de outubro de 2013. Foi celebrado com a ARS Algarve e o Instituto de Segurança Social um contrato-programa para 40 camas.
Respostas Sociais Futuras
-Jardim de Infância do Montenegro
-Serviço de Apoio Domiciliário;
-UCCI de Monchique;
-Entidade Formadora Certificada.
Recursos Humanos
Em 31 de Dezembro de 2013, a FADS tinha 135 colaboradores. Destes, 70% estão afetos à educação e os restantes 30% afetos à área da saúde, sendo que 20 eram prestadores de serviços.