Em 27 de junho de 1958, foi fundada a Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões S/A. Inicialmente a idéia era construir uma casa de saúde. O projeto foi mais longe e se transformou em um hospital. Naquele mesmo ano a sociedade deu início à venda de ações e títulos de participação.
Em 15 de fevereiro de 1976 a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do bispo da diocese e reitor da instituição de ensino, Dom Antônio Zattera, adquiriu o controle acionário da instituição. Oficialmente, em 1º de agosto do mesmo ano, a UCPel assumiu o comando da casa de saúde, desta vez com caráter filantrópico. Surgia assim o Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas.O nome de hoje, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) veio no ano de 1996 com o objetivo de fortalecer a identidade do estabelecimento.
Como órgão auxiliar da Universidade Católica de Pelotas, o HUSFP tem como mantenedora a Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC), responsável por, entre outras funções, regular a gestão do referido hospital.
As profundas transformações ocorridas nos últimos anos em nosso hospital representaram um grande avanço para a área da saúde de toda a região que precisa utilizar os serviços oferecidos em Pelotas, dando resposta a um grande anseio da sociedade: assistência à saúde. Essa trajetória torna hoje o HUSFP um dos maiores e mais modernos hospitais de médio porte do Rio Grande do Sul.