A Fundação Renova é uma organização autônoma e independente que tem a missão de implementar e gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais.
Nosso papel é restaurar e restabelecer as comunidades e os recursos impactados pelo rompimento e também substituir ou compensar o que não é passível de remediação, sempre de forma eficiente, idônea, transparente e ética.
A organização foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre a Samarco, suas acionistas Vale e BHP Billiton, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos. Assinado em março de 2016, o TTAC estipulou os programas que são de responsabilidade da Fundação e estão reunidos em duas principais frentes: socioambiental e socioeconômica.
Baseados em estudos científicos, os programas contam, desde o seu desenvolvimento, com a participação da sociedade e são objeto constante de monitoramentos, auditorias e divulgação, garantindo o acompanhamento das medidas tomadas e os resultados gerados.
Entidade privada e sem fins lucrativos, a Fundação Renova é constituída por um Conselho de Curador – que conta com a participação de um membro do Ministério Público – Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo, além de especialistas técnicos e auditorias independentes. O Comitê Interfederativo – constituído por representantes dos órgãos ambientais e de administração pública, signatários do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) – é responsável por opinar sobre os planos, programas e projetos, além de sugerir propostas de solução dos impactos causados pelo rompimento.