O jornalista paulistano Luciano Rocco voltou da Inglaterra, em 1996, com a ideia fixa de fazer uma publicação nos moldes da The Big Issue, que conheceu em Londres. Enquanto Rocco articulava o projeto da revista no Rio de Janeiro, buscando apoio e voluntários para aderir ao trabalho, em São Paulo, em 1998, os editores do jornal O Trecheiro, liderados pelo fotógrafo e jornalista Alderon Costa, eram contatados por representantes da revista italiana Terre di Mezzo a fim de apoiarem uma publicação brasileira para ser comercializada nas ruas pelos sem teto.
Em outubro de 1999, a International Network of Street Papers (INSP) colocou os grupos do Rio de Janeiro e de São Paulo em contato. Depois de muitas reuniões na sede da Rede Rua, em São Paulo, com idas e vindas de Rocco, do Rio de Janeiro, com a presença de Alderon Costa e outros profissionais de diversas áreas, inclusive da jornalista Denise Mota, foi criada, em 21 de abril de 2001, a Organização Civil de Ação Social – OCAS.
Após tantas discussões e o lançamento da revista Hecho em Buenos Aires, esse grupo partiu para a ação e lançou a revista Ocas” em São Paulo, no dia 6 de julho de 2002; no Rio, em 8 de julho. A publicação continua sendo produzida por voluntários e vendida por pessoas em situação de risco social.
Desde então, a Ocas” tem ajudado muitas pessoas a recuperar a dignidade através de seu próprio trabalho, reintegrando-as à sociedade e possibilitando que se reconheçam e sejam reconhecidas como indivíduos (...)