A história da Agro São José se inicia em 1839, ano de sua fundação, quando José Estanislau de Oliveira, o primeiro Barão de Araraquara e Visconde de Rio Claro, adquire de uma sesmaria, terras na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, que a princípio focou sua produção na plantação de café, cana-de-açúcar e na criação de gado.
Em 1906, quando os cavalos ainda eram força estratégica, foi fundado o pequeno Haras São José, com a criação de puro sangue inglês para a prática de esportes, logo tornando-se o mais próspero e importante do país. Após 100 anos de atividades e vitórias consagradas, foram definitivamente encerradas as práticas desse segmento na propriedade.
Ao longo do tempo, a São José se fortaleceu como pioneira em inovação, introduzindo a energia elétrica com turbinas próprias, inserção de um campo de pouso (Correio aéreo) e participante ativa nas melhorias agronômicas da região, com o início das culturas de eucaliptos, milho híbrido e de soja no estado de São Paulo.
Em 1954, o vírus da Tristeza – que traz o declínio rápido da planta – devastou as principais regiões citrícolas do país. A Fazenda São José, livre da doença, iniciou o plantio de frutas cítricas – em especial a laranja – e com o impulsionamento da produção em 1962 acabou por extinguir a produção de café, dando maior espaço para o cultivo de citros e cana-de-açúcar.
Desde então, a Fazenda São José participa de indústrias de processamento de suco e com a valorização da produção essa se tornou seu principal cultivo.
A partir de 2006 expande suas produções nas regiões de Ubirajara, São Pedro do Turvo e Santa Cruz do Rio Pardo, Pirajuí, Lucianópolis e Bariri. Hoje são explorados aproximadamente 8 mil hectares nas 11 fazendas do grupo, mantendo o selo certificado de sustentabilidade FSA e produção orgânica com selos Orgânico Brasil e USDA Organic.
Muito Prazer, somos a Agro São José, com 11 unidades de negócio focada em crescimento, produtividade, sustentabilidade e respeito a terra.