• A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, foi criada em 1986 com o objetivo de contribuir para a conservação, manejo e ampliação das florestas de produção e de preservação permanente do Estado de São Paulo.
• Desenvolve modelos de gerenciamento de Unidades de Conservação, integrando ecoturismo, pesquisa e educação ambiental, garantindo sua função no desenvolvimento regional. Está integrada à Secretaria cujos órgãos são responsáveis pela concepção e implantação de projetos por meio de parcerias nacionais e internacionais, visando a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e a recuperação de áreas degradadas.
• A Fundação Florestal procura também desenvolver modelos que permitam ao produtor rural e à sociedade civil como um todo quantificar os resultados do reflorestamento, tanto do ponto de vista ambiental, como também econômico e social.
• A Fundação Florestal, através de sua estrutura de administração indireta, desempenha importante papel no Sistema Estadual de Meio Ambiente, procurando garantir o dinamismo necessário por meio de iniciativas que promovam ações conjuntas das diferentes unidades do Sistema com os setores governamentais e também com a iniciativa privada.
• A Fundação Florestal é responsável pela gestão 151 Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável, equivalente a mais de 4,5 milhões de hectares, que corresponde aproximadamente a 19% do território paulista, lugares que abrigam grande biodiversidade e onde nasce parcela significativa da água consumida pela população.