A ZON foi a primeira empresa de Pay TV em Portugal, surgindo com a designação de TV Cabo, em 1993.
Em 2008, após o spin-off da incumbente, a empresa assumiu a nova designação, ZON Multimédia, e uma nova estratégia assente na liderança do Triple Play, na excelência na relação com cliente e operações e na captura de oportunidades de crescimento orgânico.
A inovação fez parte do ADN do grupo desde o primeiro dia, permitindo sustentar desde sempre a liderança na TV por subscrição, na exibição e distribuição cinematográfica em Portugal. A ZON Multimédia distinguiu-se ainda pelo lançamento do primeiro serviço integrado de triple play no país, pela liderança tecnológica nos serviços de banda larga de nova geração e pela introdução da IRIS, o serviço que revolucionou o paradigma da televisão linear.
Em agosto de 2013, a ZON e a Optimus fundem-se dando origem a uma empresa única. A NOS acabaria por nascer em maio de 2014, posicionando-se como uma empresa ainda mais sólida, responsável, orientada para o futuro e comprometida com a excelência e a satisfação dos clientes particulares e empresariais.