O Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Natal é um ramo oficial do ESF Brasil. Com a colaboração de estudantes e profissionais, busca implementar conhecimento e ferramentas da Engenharia na melhoria da qualidade de vida em comunidades frágeis.
O Engenheiros Sem Fronteiras – ESF- é uma organização internacional que tem por objetivo incentivar o uso da capacitação em engenharia para auxiliar em carências existentes na sociedade. Seguindo o molde de outras organizações "sem fronteiras", o ESF (também conhecido como Engineers Without Borders (EWB), Ingénieurs Sans Frontières (ISF), já se estabeleceu em mais de 40 países. Frutos de iniciativas isoladas em seus respectivos países, esses grupos estão diretamente envolvidos na elaboração e implantação de projetos de desenvolvimento humano, de cunho regional ou internacional. A sua atuação é construída a partir da utilização das ferramentas apresentadas pela engenharia na solução de problemas endêmicos, que afetam primordialmente pessoas ou comunidades marginalizadas.
O Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Natal é um braço oficial da instituição nacional – Engenheiros Sem Fronteiras Brasil - fundado dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 23 de maio de 2013. Atualmente o grupo reproduz a filosofia dos ESF, possibilitando a estudantes e profissionais de engenharia empregar esforços em prol do desenvolvimento social. Em suma, o ESF – Núcleo Natal é uma instituição que visa à difusão do espírito solidário na sociedade, gerando ações de incremento na qualidade de vida das pessoas, ao explorar as diversas formações em engenharia existentes.
Missão: “Promover experiências sociais que contribuam para a formação humanizada de nossos voluntários”.