A Teatro Circo de Braga, EM, S.A. é uma empresa centenária que durante quase toda a sua existência se dedicou em exclusivo à gestão do Theatro Circo, equipamento cultural de referência da cidade de Braga. Originariamente criada por iniciativa privada, nos anos 80 o Município adquiriu a maioria das ações e, anos mais, tarde, o seu restante, transformando-a numa empresa 100% detida por capitais públicos e na mais antiga empresa local do país.
Hoje em dia assume-se como um importante instrumento ao serviço da cidade para a implementação da sua política cultural, trabalhando em complementaridade com o Município. Atualmente é responsável pela implementação do projeto Braga Media Arts, no âmbito da atribuição a Braga em 2017 da categoria de Cidade Criativa da Unesco neste domínio, e pela execução da Braga a Capital Portuguesa da Cultura 2025. No final de 2020 a empresa alargou ainda mais o seu âmbito de atuação, passando a gerir o espaço gnration, estrutura de referência nacional nos domínios da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia.
A empresa tem procurado aliar a sua vocação de serviço público, alicerçada numa política de rigor, transparência e boa governança, às melhores práticas da iniciativa privada, adotando um modelo de gestão sustentável, baseado por um lado num rigoroso controlo orçamental e, por outro, no reforço das receitas próprias, através captação de novas fontes de financiamento e do fomento de parcerias.