Cultura Rede de Comunicação - A Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) foi criada em 1977 pelo então governador Aluísio Chaves, com o objetivo de cuidar dos serviços de radiodifusão do Pará. Desde então, produz conteúdos de alta relevância geopolítica e cultural, resultando numa programação de qualidade e caráter educativo, que retrata as tradições locais, preservando e valorizando a identidade cultural do Estado, ao mesmo tempo em que procura atender aos diversos segmentos da sociedade.
A primeira sede da Funtelpa foi na avenida Almirante Barroso, onde ficavam os estúdios da Rádio Cultura, TV Cultura e Portal Cultura e começou a ser construída em 1981. Já no ano de 1987, foi inaugurada a TV Cultura do Pará, finalizando-se então o projeto de implantação que originou a Funtelpa. A ação marcou o início de uma nova era na telecomunicação e radiodifusão paraense.
A rede educativa do Pará é um organismo público de direito privado, que tem como provedor de recursos diretos o Governo do Estado, facultando-se o ingresso de outros recursos, sob o amparo da lei específica reguladora do caráter das fundações.