Criado em 1956 o SEPACO (Serviço Social da Indústria do Papel, Papelão e Cortiça do Estado de São Paulo) nasceu com o compromisso de suprir as deficiências de assistência médica e hospitalar dos funcionários do setor, bem como de seus dependentes.
O Hospital SEPACO conta com 181 leitos e disponibiliza aos seus pacientes tratamentos clínicos e cirúrgicos, maternidade, berçário, pediatria e unidade de terapia intensiva (adultos, infantil e neo-natal). O SEPACO conta ainda com um corpo clínico multidisciplinar, bem como com serviços auxiliares de diagnóstico e terapia com equipamentos de alta precisão e resolução para realização de exames laboratoriais, radiológicos, ultrassonográficos, tomográficos, endoscópicos entre outros.
Grande parte do reconhecimento do SEPACO vem das pesquisas e trabalhos relativos a infecção hospitalar. Considerado pioneiro nesta área no Brasil, os estudos realizados no Hospital serviram de base para a criação da Política de Controle deInfecção Hospitalar adotada hoje pelo Ministério da Saúde para todos os hospitais brasileiros. Além disso, o SEPACO foi um dos poucos hospitais no Estado de São Paulo a receber, em 1993, o Selo de Conformidade expedido pelo Conselho Regional de Medicina e pela Associação Paulista de Medicina.