A história da Usina Santa Isabel S/A inicia-se em 1977 quando os irmãos Alcides e Antônio Graciano, pequenos agricultores do município de Novo Horizonte, interior de São Paulo, fundaram uma pequena destilaria com o nome Santa Isabel. A princípio a destilaria era voltada apenas a produção de água ardente de cana-de-açúcar, mas seis anos depois, com uma nova planta, iniciaram a produção de álcool hidratado carburante.
Em 1998, com a instalação da fábrica de açúcar, iniciou-se a produção de açúcar VHP e açúcar cristal e, dois anos depois, a produção de álcool anidro, visando o aumento da demanda para adição à gasolina.
Em 2006 foi inaugurada a Usina Santa Isabel S/A - Unidade II - instalada no município de Mendonça/SP. As duas unidades juntas são capazes de processar 30 mil toneladas de cana-de-açúcar por dia, produzindo por ano 9,5 milhões de sacas de açúcar e 220 milhões de litros de etanol. Sua infraestrutura é capaz de estocar 2,20 milhões de sacas de açúcar e 64 milhões de litros de etanol.
A Usina Santa Isabel S/A exerce atualmente grande responsabilidade social na região, influenciando o desenvolvimento social e financeiro da população de Novo Horizonte, Mendonça e cidades ao redor.
Em período de safra a empresa gera mais de 4.500 empregos diretos, além de oferecer projetos de socialização e sustentabilidade à comunidade. Anualmente realiza investimentos em projetos culturais e educacionais através de leis de incentivo e patrocínios.