NOSSA HISTÓRIA
A Friozem Armazéns Frigoríficos Ltda nasceu da necessidade do Governo Federal de promover a armazenagem de carne congelada para a formação de estoques reguladores.
Segundo o fundador da empresa, Fábio Fonseca, em 1978, quando a Friozem iniciou suas operações em Jandira – SP, o Governo comprava carne bovina dos matadouros durante a safra e guardava o produto congelado nos armazéns frigoríficos. Quando chegava a entressafra, vendia novamente o produto aos mesmos matadouros, pelo exato preço que comprara meses antes.
Os matadouros, por sua vez, faziam a distribuição da carne ao mercado sem alteração de preço, mantendo o valor de meses antes, o que contribuía para o controle da inflação. A demanda por espaço frigorífico, desta forma, era bastante grande, já que o Governo, desde o ano 1971, tinha esta política de intervenção na economia e faltava espaço para armazenagem.
A Friozem nasceu portanto com o firme propósito de atender a esta necessidade de armazenagem de carne congelada mas sempre com o foco de estender sua atuação à preservação de todo e qualquer alimento perecível. Para se instalar, escolheu o Município de Jandira, na região oeste da Grande São Paulo, mais precisamente na altura do KM 32 da Rodovia Castelo Branco, a apenas 15 minutos do Cebolão e das marginais Pinheiros e Tietê.
A empresa iniciou suas operações com 35 mil metros cúbicos e vem se expandindo ininterruptamente desde então, sendo que hoje esse número chega a 643 mil metros cúbicos, não apenas em Jandira, mas também em Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, São Bernardo do Campo, Araraquara, Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Atualmente, todas as Unidades da Friozem operam como um Centro de Distribuição, fornecendo aos seus clientes uma ampla estrutura de serviços.