A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é um órgão da administração direta do governo estadual e gerencia o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território cearense. Ao todo, a Rede Sesa possui 13 hospitais, sendo nove em Fortaleza e quatro no Interior, além de serviços de apoio.
Na Capital, são dois de nível secundário, com atendimento especializado e de média complexidade: Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) e Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), e sete de nível terciário, que atendem a casos de alta complexidade. São eles: Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Hospital de Messejana Dr. Alberto Studart Gomes (HM), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSMM) e Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv). Este foi adquirido pelo Governo do Ceará durante a pandemia de covid-19.
No interior cearense, os quatro hospitais são terciários, com atendimento regionalizado: Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral; Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte; Hospital Regional Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim; e Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte.