Uma viagem de 3 anos e 2 meses, 46 países, 5 continentes, centenas de cidades, uma bicicleta, 40.000 km pedalados, pessoas, encontros, desencontros, despedidas, 40.000 fotos, desgaste físico, emocional e mental, 2 acidentes, doenças, hospitais, solidão, 30 Kg de bagagem, 15 pneus trocados, diversas correntes, paisagens incríveis, pedradas, noites mal dormidas, frio de -30 °C, calor de 48 °C, coragem, medo, dúvidas, descobertas, sorrisos, um objetivo, uma volta ao mundo e um único viajante: Arthur Simões.
Este é o resultado do ousado projeto Pedal na Estrada, realizado entre 2006 e 2009, que ajudou a ampliar a visão de milhares de estudantes brasileiros através da troca de informações com o viajante. Hoje, após sua longa viagem, Arthur continua no mundo da aventura, percorrendo novas estradas, explorando culturas e compartilhando tudo aquilo que encontra em seu caminho.
Segundo Arthur Simões, todo grande feito passa a ter muito mais valor quando dividido com outras pessoas. Por isso, realiza palestras e aplica suas experiências como viajante no dia a dia empresarial, desenvolvendo temas como planejamento estratégico, disciplina, administração do medo, prazer no trabalho e adaptação a mudanças.
Para contar a viagem de maneira sincera e profunda, Arthur Simões lançou o livro O Mundo ao Lado, que desperta a visão do leitor para cenários muitas vezes desconhecidos, além de desfazer alguns estereótipos sobre países conhecidos.