Criada no dia 5 de janeiro de 1973, a Fundação Cultural nasceu do processo de transformações urbanas vividas por Curitiba nas décadas de 1960 e 70. Junto a uma série de ações de planejamento, nasceu também uma política de preservação da cultura e da história da cidade.
Com um trabalho que envolve todas as áreas, além de administrar e programar diversos espaços culturais, também gerencia o Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - PAIC, que leva oficinas e espetáculos artísticos para os 75 bairros da cidade, por meio dos editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Fundo Municipal e Mecenato Subsidiado.
A Fundação Cultural tem participação direta em cerca de 1.700 eventos, com mais de 1 milhão de atendimentos a cada ano, promovendo a ampla participação dos habitantes na vida artística e cultural da cidade. Também promove e apóia eventos e atividades, como a Oficina de Música de Curitiba, o Carnaval, o Festival de Curitiba, festas étnicas e populares, entre outros que fazem parte do calendário de eventos da capital.