A Dana foi fundada em 22 de agosto de 1932, em Barcelona, Espanha, pelo jovem perfumista Javier Serra. Menos de um ano depois, a colônia Tabu, obra prima de Serra, já fazia sucesso em diversos países da Europa.
O nome Dana foi escolhido por ser mitológico, de fácil pronúncia em diversos idiomas, e representa beleza, bem estar e pureza. No Egito, Dana é o adjetivo para jovens de beleza exuberante; no Afeganistão a palavra significa “um bonito despertar”; na mitologia Celta é a Deusa que segundo a lenda, era vista semeando flores na Costa do mar Mediterrâneo.
Com o sucesso da marca Tabu e de outras subsequentes, a empresa expandiu-se pelo mundo, tendo operações nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Canadá e Brasil.
A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 1956. Seguindo a trajetória espanhola, as vendas iniciaram-se com a marca Tabu, adquirindo, em seguida, outras marcas líderes em eficiência e resultados, como Herbíssimo, Tênis Sec e licenciado a marca Brut.
A partir de 2005, com a conclusão do processo de cisão das subsidiárias pelo mundo, a Perfumes Dana do Brasil passou a seguir diretrizes próprias, conservando o contato com as demais filiais com o objetivo de manter a identidade e o padrão de qualidade das marcas internacionais.
Atualmente os produtos estão presentes em mais de 100 mil pontos de venda no Brasil e são vendidas mais de 2 milhões unidades por mês, o que torna a empresa a 5ª maior em volume do Mercado de Desodorantes (Nielsen/2016) e uma das líderes no segmento de cremes desodorantes, posição conquistada ao longo dos seus 60 anos de história.
Em 2017, uma nova história começa a ser construída, sendo o controle da empresa adquirido pela Pétalas, holding de investimentos de Jayme Garfinkel, acionista controlador da Porto Seguro. Agora reestruturada e com marcas consolidadas, inicia-se uma intensa fase de investimentos em produtos inovadores, modernos, e com ótimo custo-benefício aos consumidores.