Fundada em 1943, na cidade de Recife/PE, como Campanha do Ginasiano Pobre, a CNEC nasceu do ideal de um grupo de estudantes universitários que, liderados pelo professor Felipe Tiago Gomes, resolveu contrariar a situação instalada – a escola como privilégio de poucos – oferecendo ensino gratuito a jovens carentes. Nasceu desse ideal a primeira unidade da CNEC – o Ginásio Castro Alves.
O trabalho voluntário de seus idealizadores se propagou pelo Brasil, comemorando adesões e compromissos e transformando a Campanha do Ginasiano Pobre, que inicialmente abrigava pedidos de ajuda e orientações para a criação de unidades escolares, na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), reconhecida como o mais expressivo movimento de educação comunitária existente na América Latina.
Ao longo de sua trajetória, que traduz a evolução do Terceiro Setor no Brasil, a Instituição priorizou a educação básica e profissionalizante como principais produtos, haja vista a premente demanda pela prestação desses serviços, em especial, no interior do País.
Atualmente com mais de 130 unidades espalhadas por todo o Brasil, temos um compromisso cada vez maior com a formação e educação.
Missão: Promover formação integral, com compromisso social.
Visão: Ser reconhecida até 2019, como instituição de referência e inovadora em soluções educacionais.
Valores:
Excelência
Ética
Valorização do ser humano
Competência
Compromisso
Honestidade
Esta é a Rede CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade