A Fundação Carlos Chagas é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos que, há mais de 50 anos, é reconhecida pela competência e excelência na realização de concursos, vestibulares, avaliação de sistemas e pesquisas em educação.
Desde 1964, realizou mais de 2,5 mil projetos, atendeu mais de 500 instituições e avaliou mais de 273 milhões de candidatos, trabalho sempre com foco na qualidade, segurança e fidelidade na prestação de serviços.
No decorrer de sua história, a Fundação Carlos Chagas é protagonista no campo educacional brasileiro. Por meio do seu Departamento de Pesquisas Educacionais, tem se dedicado a programas de investigação sobre temas direta ou indiretamente relacionados à educação: avaliação, seleção de pessoas, políticas públicas, formação e trabalho docente, direitos sociais, relações etárias, de gênero e raciais. A instituição conta com a Biblioteca Ana Maria Poppovic, especializada em educação, avaliação educacional, primeira infância, gênero e raça.
Sediando a Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente (Unesco, Brasil) e a Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (Consulado Geral da França em São Paulo e Université Lyon 2, França), a Fundação Carlos Chagas coordena também a Educ@, uma plataforma de indexação on-line que visa a proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos científicos na área da educação, e publica as revistas Cadernos de Pesquisa e Estudos em Avaliação Educacional, além da série Textos FCC.
Dentre suas ações de valorização e reconhecimento destacam-se a parceria no Prêmio Capes de Teses, nas áreas de Educação e de Ensino, e o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas que valoriza e divulga experiências formativas realizadas por professores dos cursos de Licenciatura.