A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, instalada em janeiro de 1993, é uma instituição destinada à pesquisa, difusão artística, literária e de educação profissional, com ações culturais em todos os bairros caraguatatubenses e possui como missão fomentar a produção e difusão cultural do município, primando pela democratização do acesso da população a bens culturais de qualidade por meio de suas ações.
A FUNDACC também é responsável pelo MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Ainda, é de sua responsabilidade o Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant´Ana de Barros”, Biblioteca Pública Municipal “Afonso Schmidt”, Auditório “Maristela de Oliveira”, Videoteca “Lúcio Braun”, Biblioteca de Artes e o Teatro Municipal de Caraguatatuba "Governador Mário Covas".
O museu apresenta a sala de exposição permanente onde está exposto um panorama da história do município com fotos, textos e objetos antigos; Sala Caiçara, ambientada com fotos e cenografia de moradia típica caiçara, além da Casa da Farinha, ambiente que retrata a forma artesanal da produção de farinha de mandioca. A sala de exposição temporária é utilizada para mostras de diferentes manifestações artístico-culturais.
A FUNDACC organiza e dá sustentação às diversas atividades culturais na cidade nas áreas de arte, música, dança, teatro, artes plásticas, cinema/vídeo, artesanato, folclore e literatura, com as publicações dos livros: “Santo Antônio de Caraguatatuba – Memória e Tradições de um Povo”, “Pescadores de Caraguatatuba: História e Estórias, “Causos e Contos de Caraguatatuba” Vol. I e II, “Recanto Casa Branca, Uma Questão de Cidadania”, publicadas entre os anos de 2000 e 2002.
A FUNDACC tem sido de fundamental importância para Caraguatatuba na divulgação de manifestações artístico-populares da cidade e região, objetivando a preservação das tradições culturais do estado de São Paulo e na revelação de novos talentos nas mais diversas áreas do meio artístico.