O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma instituição pública de ensino superior que tem por missão a criação, transmissão e difusão do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental. O IPB integra a rede europeia de Universidades de Ciências Aplicadas (European Network for Universities of Applied Sciences, UASNET), cujos objectivos incluem a transferência de competências profissionais e a integração da investigação aplicada na sua missão educativa a nível profissional e tecnológico.
Fundado em 1983, o IPB é constituído por cinco escolas; quatro no Campus de Bragança e uma em Mirandela:
Escola Superior Agrária de Bragança (ESA);
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela (EsACT);
Escola Superior de Educação de Bragança (ESE);
Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSa);
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança (ESTiG).
A sua actividade abrange uma vasta área do saber e da tecnologia, nomeadamente, as artes, comunicação e multimédia, o turismo, desporto e lazer, a educação e a formação de professores, a saúde e protecção social, as ciências empresariais e o direito, as ciências agrárias e recursos naturais e as tecnologias. Em 28 anos de história, o IPB produziu mais de quinze mil diplomados e construiu o mais qualificado corpo docente do ensino superior politécnico em Portugal, tornando-se num agente fundamental de desenvolvimento da região e do país e de descentralização e democratização do acesso ao ensino superior.
A oferta formativa do IPB é actualmente composta por uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo cursos de especialização tecnológica (CETs), licenciaturas, pós-graduações e pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado.